Natural Extremo
Inspiração e fluxo de trabalho. Foi esta combinação que originou a Natural Extremo, uma empresa que consegue gerar valor através de um modelo de negócio conectado ao seu modelo de impacto.

Há muita semelhança entre a aventura e o empreendedorismo. Empreender pode ser como pular de um penhasco, como o Salto de Pêndulo. Dá medo, frio na barriga, mas você só saberá se pular. Na vida, nós precisamos dominar o medo e enxergá-lo como um gatilho para superar grandes desafios. Foi essa motivação que uniu três sócios, experts em aventuras outdoor, a dar um passo adiante e realizar projetos épicos.

Modelo de negócio
Construção do modelo de negócio e implementação da estrutura organizacional.
Desenvolvimento de produto
Desenvolvimento e validação do serviço âncora da Natural Extremo, o Salto de Pêndulo, com sistema inédito no Brasil.
"A forma de trabalho colaborativa cria uma atmosfera positiva onde todos sentem-se à vontade para compartilhar ideias e extrair o melhor de cada um. A equipe multidisciplinar, com consultores externos, trouxe a visão de outras culturas e isso foi bem impactante."

Allan Pinheiro
Diretor de Experiências de Aventura

DESAFIO

Como transformar uma aventura em um modelo de negócio sustentável? Esta foi a pergunta norteadora que motivou o primeiro trabalho com a Natural Extremo, no início de 2019. A parceria com a ReBLUE surgiu da necessidade de criar uma jornada de consultoria personalizada, com objetivo de construir um modelo de negócio atrelado ao modelo de impacto, desenvolver e validar o principal serviço (Salto de Pêndulo) e desenhar uma estratégia de entrada no mercado.


FERRAMENTAS E SOLUÇÃO

Nossas principais ferramentas aqui foram o tempo, propósito e as pessoas. Ao todo, passamos um ano trabalhando em estreita colaboração neste projeto com o time da Natural Extremo. Estabelecemos um ambiente seguro de cooperação para trocar conhecimentos e propor soluções. Uma jornada fluida de construção da empresa, passando pelos estágios de desenvolvimento e contágio. Criamos um fluxo de inovação completo, valorizando a construção coletiva, a criatividade, exploração e empatia. Resumimos esta trajetória e vamos contar como organizamos a agenda de trabalho a fim de escalar a ideia inicial e formatar um modelo de negócio sólido.

O primeiro passo foi de diagnóstico do setor de turismo de natureza e aventura, estruturamos um Business Sprint completo para confrontar informações com os sócios. Captamos as suas percepções sobre o segmento e, desta forma, adquirimos uma visão completa sobre as bases do projeto. Além disso, mapeamos todos os produtos de aventura disponíveis na região sul do Brasil e fomos a campo para conhecer a geografia de potenciais locais a serem explorados.

"O sistema de trabalho foi fundamental para construir um modelo de negócio sólido e formar um ecossistema estruturado. Os consultores da ReBLUE foram muito sábios no direcionamento do conteúdo, conseguindo extrair informações da nossa cabeça e transportar para a parede, o que facilita visualizar o todo e gerar ideias."

Rafael Bridi
Diretor Executivo

O Salto de Pêndulo teve inspiração no Highline, que é uma das quatro modalidades do Slackline, sendo a vertente mais desafiadora. O esporte consiste basicamente em equilibrar-se em uma fita ancorada a mais de 10 metros de altura e pode ser praticado entre formações rochosas, cânions e prédios. Pela descrição, você já deve ter percebido que o Highline não é para qualquer um, pois a altura da fita em relação ao solo gera riscos que precisam ser conhecidos e superados com equipamentos e preparação. Foram estes gatilhos que originaram o Salto de Pêndulo, motivando o atleta profissional Rafael Bridi a utilizar toda sua bagagem de montagem de highlines ao redor do mundo para elaborar um sistema inédito, possibilitando às pessoas sentirem a adrenalina que é ficar na beira de um penhasco.

A segurança foi definida como regra inegociável neste projeto. O Salto de Pêndulo passou por uma bateria de medições, cálculos, testes e experimentos, tudo para conseguirmos simular todas as variáveis possíveis até chegarmos em um sistema confortável e 100% confiável. Mergulhamos profundamente nas informações de cada equipamento e participamos de treinamentos de segurança em altura, melhorando técnicas e procedimentos.

Quando a equipe técnica, incluindo engenheiros contratados, emitiram todos os pareceres e Anotações de Responsabilidade Técnica - ARTs, nós fizemos um evento teste para ver de perto qual seria a reação das pessoas. Foi ali que descobrimos que o Salto de Pêndulo poderia ir muito além da adrenalina de saltar de um penhasco em queda livre. Os feedbacks foram além do que esperávamos. A atividade de aventura tinha potencial para se tornar uma ferramenta de transformação, visto que as pessoas estavam ali para enfrentar seus medos e quebrar paradigmas.

Nós voltamos inspirados. As respostas coletadas foram o impulso para estabelecermos um modelo de negócio conectado ao modelo de impacto. Nós revisamos toda a informação mapeada, analisamos criteriosamente os hábitos e preferências do nosso público alvo e cruzamos com as propostas de valor. Foi assim que desenhamos a operação interna, pensando na experiência que gostaríamos de entregar para o cliente final.

A evolução do plano de negócio

Mesmo com o sentimento de estar com tudo alinhado, continuamos atentos e buscando evoluir ainda mais o produto. Percebemos que os clientes desejavam guardar e compartilhar suas memórias, este insight conduziu um brainstorm para desenvolver outros produtos que poderiam ser agregados ao Salto de Pêndulo. Nossa equipe fez um trabalho muito eficaz ao criar os pacotes de foto e vídeo.

Os business designers da ReBLUE incorporaram esta ideia na estrutura operacional da empresa, estabelecendo um laboratório de criação de conteúdo, que é formado por fotógrafo, cinegrafista, editor e designer. Esta é a equipe responsável por criar conteúdos e registrar as experiências. O primeiro cliente deste setor foi o próprio Salto de Pêndulo e o desafio foi produzir um teaser de lançamento impactante, capaz de provocar as pessoas, tirá-las da cadeira para dizer - "eu preciso disso!". A produção viralizou nas redes sociais, elevando a Natural Extremo a um outro patamar. Milhares de pessoas entraram em contato para obter informações, saber onde era aquela atividade de aventura e como comprar.

Duas semanas depois nós lançamos a agenda do Salto de Pêndulo com datas em três finais de semana no Cânion Espraiado - Urubici e em poucos dias todos os ingressos foram vendidos. Como tudo era muito novo e ainda não tínhamos eficiência operacional, durante o primeiro ano trabalhamos com uma agenda restrita e desenhamos uma estratégia marketing orquestrando uma campanha composta por uma série vídeos virais. Cada ação desencadeou uma nova onda de "Fear Of Missing Out - FOMO", convencendo os consumidores a entrar em ação.

A equipe da Natural Extremo fez um trabalho incrível ao adotar a mentalidade do Design de Negócios na fundação da empresa, baseando suas decisões em evidências tiradas de testes e validações obtidas. O resultado disso foi estabelecer um modelo de negócio e serviço âncora com base nas necessidades dos clientes.

ENTREGAS

  • Definição do conceito e propósito da empresa. 
  • Estruturação do modelo de negócio e de operação. 
  • Desenvolvimento e validação do Salto de Pêndulo. 
  • Desenho da estratégia "Go to Market". 
  • Plano estratégico de marketing.

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