Inovação, um esporte de equipes
Quando se trata de inovação, a generosidade pode ser uma grande vantagem competitiva!

Uma das coisas mais encorajadoras que encontrei na Europa, enquanto morei durante o ano de 2018 em Lisboa, foi a oportunidade de poder conversar com diversos inovadores: cientistas, executivos, empreendedores e professores. Foi surpreendente descobrir que eram pessoas amigáveis, disponíveis e que demonstravam um interesse genuíno em ouvir as minhas histórias. Esse comportamento era oposto do que eu imaginava e passei a entender que quando se trata de inovação, a generosidade pode ser uma grande vantagem competitiva!

Os criativos foram gênios solitários que trabalhavam em ambientes escuros e o CEO perfeito foi aquele em quem investimos todas as nossas esperanças, já que só os seus poderes miraculosos eram capazes de mudar o rumo das coisas. Esses retratos estão se extinguindo à medida que os problemas estão se tornando cada vez mais globais e complexos para serem resolvidos individualmente.

Inovação = 1% criatividade + 99% trabalho

Cheguei a conclusão que para criar algo novo não é preciso as melhores mentes, mas as melhores equipes! Inovadores possuem uma característica, nada sobrenatural, de formar e se inserir em redes para acessar os insights que podem endereçar as soluções que estão visualizando. Cheios de força de vontade e calçando um par de “sandálias da humildade”, esses tipos conseguem colocar na mesma mesa colaboradores, acionistas, parceiros, fornecedores, clientes e até competidores, para remar no mesmo sentido, co-criando saídas para as dores mais incompletas e contraditórias.

Essa maneira de enxergar a inovação é um dos motivos que me levaram a fundar a ReBLUE, uma empresa de consultoria estratégica que acredita que para construir o futuro e criar novas possibilidades é essencial compartilhar experiências, valorizar os talentos humanos e consolidar ecossistemas dinâmicos. Desenvolvemos jornadas únicas de trabalho, que colocam equipes em movimento na busca por soluções com impacto real na sociedade.

Nós formamos equipes multidisciplinares e usamos um sistema de trabalho próprio, valorizando o processo de imersão no modelo de negócio do cliente para desenhar projetos de intervenção totalmente personalizados. A REBLUE envolve os colaboradores internos da empresa, para transmitir conhecimento sobre novas ferramentas de trabalho e gerar pertencimento nos resultados gerados. Nós rodamos um processo de seleção, uma forma de obter referências a respeito do background, das competências e do comportamento de cada um dos candidatos a embarcar conosco na jornada. É vital testá-los também em situações reais de grupo como: entrevistas presenciais, dinâmicas e workshops. Nós sugerimos formar equipes com no máximo onze pessoas e usamos alguns princípios chave no processo de seleção:

  • Selecionar valores e atitudes, não apenas competências.
  • Escolher pessoas comprometidas com o propósito da organização.
  • Selecionar pessoas com espírito coletivo.
  • Recrutar pela diversidade.
  • Evitar os excessivamente vaidosos.
“Not finance. Not strategy. Not tech. Its teamwork that remains the ultimate competitive advantage, both because it is so powerful and so rare.” – Patrick Lencioni.

Mas juntar os ingredientes certos não é a única tarefa quando o objetivo é estruturar uma equipe de alta performance. É necessário definir uma agenda, investir “horas de voo” e não esquecer de adicionar o tempero especial: uma missão! A equipe deve ter disciplina estratégica e funcionar como um canal de comunicação aberto para toda a empresa, envolvendo as pessoas e transmitindo as suas descobertas. Criar ambientes de aprendizado contínuo e estabelecer a inteligência colaborativa são legados das intervenções desenhadas pela ReBLUE.

A inovação e as equipes precisam ser entendidas como sistemas vivos que dependem de inter-relação entre as pessoas e o ecossistema, num chamado harmônico em busca de soluções revolucionárias, aquelas capazes de resolver as questões de interesse coletivo. Quer ir mais longe? Convoque a REBLUE para criar montar o time dos seus sonhos!

Pedro de Almeida

Fundador e Business Designer na ReBLUE

Miro
Miro
Continue lendo...
Outros Cases
MANIFESTO ReBLUE
Por uma vida mais fluida.
Categoria Beta
O que nos alimenta?
“Revolução tecnológica, evolução das pessoas. Para a ReBLUE, um avança o outro.”
COMPARTILHAR
Agendar conversa   
Onde você está?
Fale com um de nossos especialistas.
Mande o número e um especialista te liga.
Tecle as dúvidas e nosso time responde.
Encontre nosso ponto no mapa e visite-nos.