Mapeamos a história da empresa conversando com seus fundadores, consumidores e principais parceiros com objetivo de traduzir o processo de pesquisa em uma nova arquitetura de marca para a Bonfio e seus principais produtos.
A Bonfio é uma organização que atravessou gerações, está há mais de 75 anos atuando no mercado de fios e linhas. Para registrar uma nova fase e se manter atualizada com os novos tempos, a ReBLUE e a MLBC se uniram para redesenhar sua nova identidade corporativa.
Força institucional
Manter a empresa contemporânea e fortalecer sua visão de futuro.
ARQUITETURA DE MARCA
Definição de posicionamento e papeis claros para as linhas de produto.
O DESAFIO
Como renovar sem perder as raízes? Para responder essa pergunta, nós dividimos o trabalho em três frentes. Em primeiro lugar, era importante criar uma identidade institucional que ressaltasse a força e o seu caráter inovador. Por outro lado, havia a necessidade de organizar o portfólio de marcas como um todo, criando uma arquitetura que valorizasse seus produtos. Por último, conseguir dialogar com novos públicos e captar oportunidades no mercado internacional.
FERRAMENTAS
Quando trabalhamos com empresas estabelecidas podemos aproveitar toda sua estrutura, dados e o recurso humano para extrair informações valiosas. Nesse sentido, a imersão no contexto da Bonfio gerou muitas descobertas. Nas primeiras semanas de projeto nós nos dedicamos a conhecer o universo da organização. O primeiro Business Sprint com a equipe da Bonfio teve objetivo de identificar e validar os aspectos mais importantes da sua trajetória, seu propósito e as características da cultura interna que o nosso time de designers precisavam dar vida. Todo o trabalho partiu de uma missão bem definida, com um processo de criação coletivo que permeou os princípios de globalização e modernidade.
SOLUÇÃO
Sincronizamos imediatamente com a equipe da Bonfio, compartilhando a convicção de que neste caso a identidade corporativa deveria ser construída de dentro para fora - por meio de como as pessoas experimentam e interpretam as propostas de valor. Nós realizamos um trabalho de pesquisa para resgatar a essência da empresa, que teve seu inicio em 1941, partindo de tradições que surgiram na Síria. O Oriente Médio é o berço da indústria têxtil, região pioneira na produção de lã de carneiro.
Foi nessa altura que o fundador da Bonfio teve a visão de criar malhas de tricô, mantas e tapetes. Nós queríamos expressar essa história, valorizando o novelo como instrumento representativo e simbólico na identidade visual. Trouxemos o tom azul escuro no logotipo para transmitir seriedade, união e harmonia, características que refletem a personalidade da organização ao longo dos anos.
A Bonfio ficou satisfeita pela maneira como vinculamos a estratégia do negócio, design visual e o design de serviço em um mesmo projeto. A equipe de marketing, sempre muito atenciosa e focada ao longo do trabalho, não perdeu tempo em levar a nova marca para o mundo. Demos vida ao novo posicionamento e aos objetivos definidos produzindo trabalhos criativos, ativando nas mídias sociais e peças publicitárias.
RESULTADOS
Redesenho da identidade corporativa.
Criação de sub-marcas para os principais produtos.
Ativação da estratégia de gestão de marca entre os principais stakeholders.
Tom de voz preciso para aumentar a percepção da marca no dia a dia das pessoas.
Valorização da cultura organizacional entre os colaboradores internos.
*Para preservar a confidencialidade dos resultados desse projeto, a descrição detalhada será publicada no futuro.
"Trabalhar com a ReBLUE foi uma experiência gratificante. Uma empresa de consultoria com gestão de projetos que soube agir com base em feedbacks para cumprir verdadeiramente a visão da nossa identidade."
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