Natural Extremo
A Natural Extremo precisava evoluir rapidamente sua identidade corporativa, incluindo o portfólio de serviços, para posicionar suas ofertas com potência para o mercado.

Após o sucesso do nosso primeiro compromisso nós cumprimos uma agenda de melhoria contínua para acompanhar a evolução da Natural Extremo. Interagimos com as suas experiências, clientes e analisamos de perto os índices de desempenho. Empreendedores sabem que lançar uma ideia é só o começo. Esta é a constatação que nos tira da zona de conforto e leva a pensar em outras maneiras de abrir caminhos para novos "saltos".

Plano de contingência
Gerimos o momento de crise durante a pandemia e aproveitamos, com segurança, todas as oportunidades geradas pelo crescimento do turismo regional.
Planejamento e estratégia de marketing
Engajamento 100% orgânico nas redes sociais, atingindo mais de 250 mil seguidores nos perfis ligados à empresa.

"Trabalhar com a ReBLUE foi transformador para mim e para nossa organização. Eles ouviram as nossas necessidades e arregaçaram as mangas para trabalhar lado a lado conosco, em cada etapa da jornada de consultoria. O resultado final é uma equipe engajada com o plano estratégico e capaz de performar rumo a próxima fase de crescimento."

Angelo Maragno 
Direto de Comunicação

DESAFIO

Nós queríamos aproveitar o entrosamento com a equipe da Natural Extremo para iniciar o ano de 2020 com mais uma jornada de consultoria, com o propósito de recriar a identidade corporativa, desenvolver o portfólio de produtos e planos estratégicos para cada área.

O desafio deste projeto foi trabalhar com a visão voltada para o futuro, pois o objetivo central era desenvolver a mentalidade das pessoas sobre o negócio e consolidar uma cultura organizacional capaz de identificar mudanças no mercado e responder de maneira eficaz. Um dos pilares deste trabalho é a identidade corporativa, que possui papel importante na experiência do cliente - tornando-as mais pessoais e atraentes. A estratégia de gestão de marca da Natural Extremo precisava ser bem construída para estabelecer relacionamentos autênticos, com públicos novos e existentes. Além disso, deveríamos fortalecer o pioneirismo, a relação social e a inovação. 

FERRAMENTAS

A construção coletiva é um dos princípios mais importantes do sistema de trabalho da ReBLUE. Nós acreditamos que os colaboradores de uma organização são os verdadeiros especialistas no campo de atuação e nós, Business Designers, estamos lá para apoiá-los a alcançar seu potencial criativo. Neste projeto nós priorizamos o envolvimento com os stakeholders da Natural Extremo buscando uma ampla amostra de percepção sobre a empresa. O time interno ficou muito entusiasmado por poder compartilhar suas ideias e reflexões, o que para nós é um "prato cheio" para obter uma compreensão real da organização.

Após realizarmos pesquisas e entrevistas com mais de 20 pessoas, cinco amostras de quatro perfis distintos de público, percebemos um padrão de questionamento que nos deixou intrigado: o que são experiências de aventura? Quais são os seus benefícios? Onde posso adquirir mais informações? Analisando as respostas vimos que a confusão era fruto de um mercado cheio de ofertas fragmentadas. Esta descoberta revelou a oportunidade de definirmos um propósito claro para a Natural Extremo dentro do segmento de turismo de aventura, estabelecendo objetivos sólidos e um portfólio de produtos para diferenciá-la da concorrência.

Convocamos os sócios para um novo Business Sprint, colocando uma questão no centro da discussão: Qual é a ambição e que tipo de negócio queremos construir? Foi um brainstorm estruturado, com dois dias de duração, colocando atenção plena na construção de uma visão sistêmica sobre a empresa. Quase no final da reunião, com o quadro branco cheio de ideias e suposições, colocamos o foco em um dos principais pontos de contradição - o manifesto. 

Um dos fundadores, que é designer gráfico, pegou o gancho e evidenciou um Post-it dentro da análise SWOT e rebateu - "Chegou o momento de criarmos uma verdadeira experiência de marca, coerente e emocionalmente envolvente, capaz de conectar as pessoas às nossas experiências de forma pessoal e humana". No mesmo dia definimos uma missão e evidenciamos mais um desafio - integrar um dos sócios da Natural Extremo (cliente e designer) dentro da equipe de criação para participar ativamente de todas as etapas do processo.

DEFININDO A VISÃO ESTRATÉGICA

Após esta primeira etapa nós nos dedicamos em alinhar as expectativas com o time. Mapeamos os insights mais importantes da pesquisa exploratória e definimos as metas do projeto. Realizamos mais um Business Sprint, utilizando os frameworks exclusivos da ReBLUE. Um trabalho colaborativo e visual para garantir que estávamos investindo nosso tempo em ideias viáveis, considerando pontos críticos do negócio e as prioridades de produto.

Transformando por meio do propósito

Nosso processo de construção de marca é bastante pragmático. Nós acreditamos que a identidade corporativa é formada pelas experiências daqueles que interagem com a organização e como compartilham suas interações com outras pessoas. Portanto, nosso foco foi identificar o propósito da organização e traduzir seus elementos (cultura, visão, missão e valores) de maneira que pudessem ser vivenciados pelos stakeholders.

Identidade corporativa

A Natural Extremo entrou no mercado com um trabalho básico de marca. A principal vulnerabilidade era a falta de uma marca mãe com peso institucional, que facilitasse o acesso a grandes players do segmento de natureza e aventura. Nós queríamos criar algo autêntico para cada experiência de aventura, diferente do padrão que é utilizar elementos em alusão à natureza (montanha, cachoeira e fogueira).

Oceano azul

O crescimento do turismo regional e a falta de profissionalismo do segmento de atividades de aventura foram gatilhos para mapearmos outras experiências que poderiam preencher o portfólio de serviços ofertados. A identidade corporativa precisava comunicar este universo de maneira clara para conectar a empresa, seus serviços e produtos a um perfil de público diversificado.

Restrição de canal

A estratégia de Go to Market implementada no lançamento da Natural Extremo foi eficiente, mas era limitada na utilização de canais. Definimos sobre a necessidade de investir em um plano mais estruturado com foco em aumentar a presença digital. Criamos ações específicas para as redes sociais buscando causar primeiras impressões impactantes e atrair os usuários para canais com conteúdos mais específicos (site, blog, newsletter e o NaturalCast).

Ecossistema do negócio

Com as metas e o posicionamento definidos nós estabelecemos uma agenda específica para inspirar e energizar a rede de parceiros chave. Lançamos as novidades no mercado ativando todo impacto das propostas de valor com objetivo de captar atenção do mercado.

ENTREGA

Colocamos os tomadores de decisão da Natural Extremo e os principais membros da equipe para colaborar com a ReBLUE no estabelecimento das bases da identidade, explorando todo território visual. Montamos uma equipe de criação multidisciplinar que foi liderada e gerida pela ReBLUE, com a participação de dois designers, estrategista, jornalista e um especialista em marketing digital. A partir daí o trabalho de direção de criação seguiu seu processo natural. Incluímos o uso de moodboards, mindmaps e muitos insights coletados em sessões de análise crítica de outras marcas com intuito de descobrir o que fazer e, principalmente, o que não fazer. 


Nossa motivação central nunca foi mostrar um mundo publicitário perfeito. A nova identidade corporativa deveria fortalecer a visão da empresa valorizando a história da Natural Extremo pelas perspectivas dos clientes, criando um storytelling autêntico e representativo. 

O símbolo antigo da Natural Extremo foi totalmente redesenhado, pois não representava a visão da empresa. A primeira etapa de criação partiu de muitos esboços no papel, buscando os elementos que poderiam contribuir na transição de marca - de algo tangível e evidente para uma identidade mais abstrata, conceitual e viva.

Como a Natural Extremo se compromete em proporcionar experiências de aventura que conectam as pessoas e a natureza, a solução de design precisava representar seu papel e abrangência. O novo logotipo foi reduzido a um elemento essencial, uma imagem que celebra três ondas de energia, em referência direta a cada um dos fundadores. São ondas que se entrelaçam de forma integrada e complementar, formando uma bandeira tremulando e que emana a frequência da Natural Extremo. É um plano aberto, que oferece alto contraste para ser utilizado com excelente flexibilidade em mídias digitais e entrar como assinatura das experiências oferecidas.

O novo símbolo do Salto de Pêndulo deveria exaltar um movimento único, representando a sensação de se lançar de braços abertos em uma experiência incrível. Nós conseguimos validar nas entrevistas com clientes que o Salto de Pêndulo é uma ferramenta de transformação, que possibilita quebrar paradigmas e encarar os desafios da vida. Quem já saltou de pêndulo sabe que não estamos falando de qualquer sensação, ele é intenso e imenso. O Salto de Pêndulo marca as pessoas, uma experiência que não cabe em palavras e nem mesmo em gritos de euforia. Este símbolo deveria transmitir a sensação de um convite provocativo, chamando para um ato de desprendimento e coragem.


Encontramos um rumo navegando sobre o conceito de marcas "que ficam na pele", usando de referência os símbolos do Ironman e Air Jordan. O símbolo da marca antiga da Natural Extremo era representado por uma pessoa de braços abertos e o "salto clássico" também é uma manobra que acompanha o mesmo movimento corporal. Para fechar, transformamos o desafio de incluir o acento circunflexo em uma oportunidade: inserimos uma linha horizontal que representa a altura e a plataforma de salto.

Outro elemento chave é o uso da cor vermelha, do sangue que corre em nossas veias. O vermelho é vibrante, consegue se destacar com o verde predominante na natureza, contrastando a presença humana e os elementos naturais presentes em um cânion. Escolhemos um conceito de criação baseado na simplicidade e inspirado pela opção de um estilo de vida simples, leve, mas sem abrir mão da sofisticação na riqueza dos detalhes. Para finalizar utilizamos um processo de brush up inspirado em técnicas orientais de desenho, tirando excessos para deixar a imagem com ainda mais liberdade e movimento.

Assim que vimos o trabalho de identidade visual tomar corpo e direção, nós começamos a trabalhar na estratégia de posicionamento para alavancar a marca imediatamente. Criamos um protótipo de site para testar a nova identidade e prever como seria o lançamento. O planejamento de marketing considerou todas as diretrizes da marca, garantindo consistência nas expressões criativas durante a execução de campanhas em multicanais. O resultado deste trabalho foi uma experiência dinâmica e envolvente, que demonstrou claramente o valor da abordagem disruptiva da ReBLUE para estabelecer estratégias utilizando a identidade corporativa como um dos pilares da solução.

RESULTADOS

  • Acesso à alma do negócio para definir seu conceito e propósito. 
  • Estruturação da cultura organizacional que virou um movimento multiculticultural capaz de sintonizar e impactar pessoas. 
  • Desenvolvimento do portfólio de produtos da marca. 
  • Prototipação e desenvolvimento do site institucional e loja online. 
  • Fortalecimento do ecossistema da empresa, através da criação de redes de cooperação. 
  • Registro de marcas no INPI. 

"O sistema de trabalho da ReBLUE não envolve apenas design de marca. É sobre ativação, propósito e impacto da marca. O processo conduzido com a mentalidade de Design Thinking levou nossa equipe a pensar de forma diferente sobre a empresa que queremos ser, ajudando-nos a articular e descobrir necessidades não atendidas. O resultado deste trabalho é uma identidade corporativa robusta e preparada para o futuro."

Fernanda Dornelles 
Diretora de Marketing

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