Loops e-Sports
Uma equipe formada por amigos que rapidamente cresceu, ganhou força e começou a vencer campeonatos. A diversão deu espaço para um novo formato de organização.

A democratização da tecnologia e dos dispositivos móveis levaram o mercado de games para um novo patamar. Mas a ausência das competições esportivas, devido a pandemia do coronavírus, claramente potencializaram o segmento dos e-Sports. A Loops está inserida nessa progressão e se profissionalizou, formando lines masculinas e femininas para competir no Players Unknown Battle Ground mobile, Call of Duty mobile e League of Legends.

COVID-19
Desenvolvimento do projeto durante a pandemia utilizando plataformas digitais para construção coletiva.
Solução multidisciplinar
Cruzamos os insights do cliente com a experiência da equipe de especialistas.
Benchmarking
Pesquisa de mercado profunda, acessando referências nacionais e mundiais.

O DESAFIO 

Nós tivemos que lidar com um mercado em transformação. Muito dinâmico e global. Um universo digital, mas que exige estratégias online e offline. Compreender uma geração de "nativos digitais", inseridos em nova cultura, foi o grande desafio e o maior aprendizado deste projeto. Além disso, durante o desenvolvimento da jornada de consultoria a Loops conquistou muitas vitórias em torneios importantes e o assédio do mercado colocou membros do nosso time em posição de conselheiro para ajudar a administrar alguns fatores psicológicos gerados pela ansiedade. 

Foi no PUBG mobile que a Loops criou inteligência de jogo e estratégias diferenciadas, das quais renderam inúmeras oportunidades para crescer. Em 2020 o time conquistou um título brasileiro e dois títulos das Américas, resultados que deram acesso às finais do mundial ocidental, onde terminaram com a segunda colocação. No fim do mesmo ano a mesma line embarcou rumo à China para participar da final mundial e foi aí que a Loops entrou para a história dos e-Sports como a primeira equipe sul-americana a participar deste campeonato.

FERRAMENTAS 

Iniciamos a jornada por um processo exploratório, afinal iríamos navegar em um novo oceano. Para alinhar a equipe e definir um objetivo de negócio, nós realizamos extensa pesquisa de mercado e exploramos casos de outras organizações para entender como o mercado de games estava estruturado. Nesta etapa fomos até São Paulo, onde fomos recebidos pelo manager da primeira gamehouse do Brasil. Esta fase balizou todo o nosso trabalho, pois conseguimos enquadrar os principais desafios, problemas e estabelecer inteligência colaborativa entre os membros do time. 


Durante o desenvolvimento deste projeto realizamos uma série de Business Sprints. O primeiro deles com a CEO da Loops e todos os integrantes da line de PUBG, numa sessão de construção coletiva durante quatro dias para definir o propósito do modelo de negócio. Foi ali que percebemos a determinação e a vontade daqueles jovens de fazer algo realmente inovador. 

SOLUÇÃO 

Construímos um modelo de negócio equilibrado, que trabalha na interseção entre a competição (performance) e a criação de conteúdo (lifestyle). Uma estrutura abrangente e capaz de sustentar um plano operacional formado por processos internos, equipes, gamehouse, cronogramas, treinamentos, logística, fornecedores e tecnologia. 

Trouxemos dentro do plano de negócio uma visão financeira, com projeções para um período de 24 meses para dar mais clareza na definição da estratégia de monetização. Desta forma conseguimos apontar o potencial de lucratividade do negócio, que é sustentado por três pontos principais: participação em torneios, streaming ao vivo dos treinamentos e receitas de publicidade.

Além de profissionalizar o modelo operacional da Loops a ReBLUE identificou a necessidade de fortalecer a sua identidade, pensando em contratos publicitários futuros e na sua relação com grandes marcas. Nós conduzimos uma série de entrevistas para acessar a raiz da empresa e desenvolver um conceito impactante para todo seu ecossistema: atletas, staff, fãs e patrocinadores. 


A ReBLUE geriu todo o processo de redesenho da identidade corporativa orientando a equipe de criação. Fomos fiéis aos princípios de design e didáticos com o cliente, ajudando a construir seus feedbacks durante as sessões de revisão para avaliar o trabalho por meio de lentes objetivas em vez de recorrer a preferências e valores pessoais. A criação gráfica e a estratégia de posicionamento caminharam juntos neste projeto, garantindo a consistência das diversas aplicações do logotipo em diferentes canais e ações publicitárias. 

ENTREGAS

  • Pesquisa de mercado e tendências.
  • Visão clara e ampla sobre o modelo de negócio.
  • Gestão do projeto de redesenho da Identidade Corporativa.
  • Mapeamento de produtos, formas de monetização e do perfil de clientes.
  • Desenho da estratégia de Go to Market e plano de ações.
  • Estruturação do plano de marketing.
  • Estratégia comercial para captação de patrocínios. 


*Para preservar a confidencialidade dos resultados desse projeto, a descrição detalhada será publicada no futuro.

"Estava em busca de um parceiro que se preocupasse com a nossa organização como se fosse sua e foi isso que a ReBLUE fez. Eles conseguiram captar o que significa a Loops e-Sports e transformar todo processo de pesquisa em um modelo de negócio."

Carla Coelho 
CEO Loops e-Sports

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